NZC SHOW 2021
Considerado pelos criadores de mandarins a Meca das competições, o Internationale NZC Show é, para os Mandarins Brogueira, sinónimo do Evereste na Ornitologia Desportiva. Trata-se da exposição em que todos os melhores criadores sonham, um dia, conquistar uma medalha, distinguindo-se entre muitos dos grandes criadores mundiais, que anualmente ali acorrem para por os seus exemplares à prova.
Depois de muitos anos a realizar-se na localidade holandesa de Veenendaal, a exposição do Nederlandse Zebravinken Club relocalizou-se em 2017 para Beusichem, a sensivelmente 45 minutos de distância de Amsterdão. Pelo inverso, a exigência dos critérios de avaliação e a competitividade que historicamente lhe têm estado associadas, não mudou.
No nosso caso, a deslocação deste ano serviu um importante propósito duplo: analisar os plantéis participantes e rever alguns contactos locais, com quem temos vindo a cultivar uma relação que, felizmente, já extravasa a modalidade.
Jan Pastoor
Não muito longe de Giethoorn, a "Veneza da Holanda", visitámos uma vez mais Jan Pastoor, um nome incontornável do trabalho de qualidade com mandarins.
Jeroen Kroone
A caminho da cidade portuária de Roterdão, a segunda maior e mais importante dos Países Baixos, Jeroen Kroone abriu as portas de sua casa (e do magnífico quintal) para nos mostrar os seus resultados nas mutações Peito Negro e Peito Laranja.
François Janssens
Graças à proximidade entre os países, aproveitámos o tempo que nos sobrou para dar um salto até à Bélgica, onde François Janssens nos falou sobre o desejo de contribuir para a divulgação massiva de uma revista bilingue sobre mandarins.
Huub Janssen
Eindhoven também fazia parte da nossa rota. Foi à entrada da cidade que encontrámos Huub Janssen, um especialista que percebeu a influência da música ambiente na disposição e comportamento das aves. Uma coleção de aves impressionante!
Sonja Verstappen
Graças a Huub Janssen travámos também conhecimento com Sonja Verstappen, uma simpática representante da minoria feminina na modalidade, em início de trabalho mas já com um plantel muito interessante.
Kevin Colaris e Julian Müller
No ponto mais a sul do périplo pela Holanda trocámos dois dedos de conversa com Kevin Colaris e Julian Müller, ambos "embaixadores" da nova geração de criadores de mandarins.
Markus Wellering
Markus Wellering, um apaixonado por aves, foi uma das pessoas com quem trocámos impressões válidas sobre mandarins. A sua coleção de aves é impressionante, o que facilitou a aquisição de alguns exemplares para reforçar o nosso plantel reprodutor.