IX Monográfico do Clube Espanhol do Diamante Mandarim
Pela primeira vez os Mandarins Brogueira participaram no monográfico do Clube Espanhol do Diamante Mandarim. A cerca de 3 meses do Campeonato Mundial de Ornitologia que também se realizaria em Espanha, mais concretamente na cidade de Talavera de la Reina, o monográfico do CEDM pareceu-nos um evento importante para complementar a preparação para o Mundial, considerando o número de aves aguardadas e o facto de ser uma exposição de um clube técnico, que só por si aumenta consideravelmente o nível de exigência.
IX Monográfico do Clube Espanhol do Diamante Mandarim
Vídeo de resumo da primeira participação dos Mandarins Brogueira no Monográfico do Clube Espanhol do Diamante Mandarim.
Melhor Expositor
Viajámos para Carmona - Espanha, com 57 diamantes mandarins, dos quais 13 conquistaram o primeiro lugar, 9 o segundo e 6 o terceiro, resultando no lugar mais alto do pódio na classificação geral de criadores, com um total de 28 medalhas.
Melhor Macho COM e Melhor Equipa de Machos COM
Os Peito Negro Cinzento superaram todas as nossas melhores expectativas. Dos 4 machos que participaram em individual, três preencheram os primeiros lugares do pódio, alcançando inclusive o Melhor Macho COM da exposição, com 94 pontos. As fêmeas Peito Negro Cinzento também conseguiram primeiro, segundo e terceiro em individual, sendo que a fêmea classificada em primeiro foi também considerada a melhor fêmea Peito Negro da exposição.
Nas equipas de Peito Negro Cinzento, enviamos apenas uma equipa de machos que além de obter o primeiro prémio com 376 pontos, foi também considerada a melhor equipa de machos COM do monográfico.
Mandarins Brogueira no pódio
O fantástico desempenho dos nossos mandarins, proporcionou-nos múltiplos prémios:
- Melhor Expositor
- Melhor Macho COM
- Melhor Equipa Machos COM
- Melhor Fêmea Cinzenta
- Melhor Macho Cinzento
- Melhor Peito Negro Macho
- Melhor Fêmea Diluída
- Melhor Fêmea Bochecha Negra
- Melhor Fêmea Pastel
Juan Tenório
Além da componente desportiva/competitiva que nos motiva a participar em exposições de aves, ter a possibilidade de conhecer e trocar ideias com outros criadores é algo que valorizamos bastante. Felizmente, em cada evento que participamos fazemos novo networking.
Ter a oportunidade de conhecer pessoalmente o Juan Tenório é um desses exemplos. Até então apenas nos tínhamos contatado pela internet e no monográfico do CEDM foi o momento ideal para falarmos calmamente sobre alguns aspetos da criação de mandarins e dos detalhes esperados em aves de exposição.
Juan José Romero Sánchez
Após vários anos a acompanhar o trabalho de Juan Romero Sánchez pelas redes sociais, tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente no Monográfico do CEDM e de trocar conhecimentos sobre os mandarins de ambos.
Brent Humphries
Em 2022, por ocasião de uma viagem ao País de Gales, tivemos a oportunidade de visitar Brent Humphries, um reconhecido juiz de diamantes mandarins. Ainda hoje recordamos alguns dos seus ensinamentos e a forma pragmática como encara a seleção e o julgamentos de mandarins.
Após nos termos reencontrado em Beusichem - Holanda, por ocasião do NZC Show na primeira semana de outubro 2023, praticamente um mês depois voltámos a encontrar-nos no Monográfico do CEDM, onde pela primeira vez, tivemos a oportunidade falar e analisar alguns dos nossos mandarins através do seu olhar crítico e pedagógico. E uma vez mais, aprendemos bastante. Obrigado, Brent Humphries!
Clube Português do Diamante Mandarim
O recentemente formado Clube Português do Diamante Mandarim esteve presente no Monográfico do CEDM com o intuito de abordar/iniciar formas de colaboração com o Clube Espanhol de Diamantes Mandarins.
Ficamos a torcer para que surja uma base de colaboração que enriqueça ambos os clubes e, por conseguinte, os criadores de mandarins de Portugal e Espanha.